terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quando o que eu visto é pecado? - Quem Subirá?!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3Wvz77-R7GoE3kKBbAzW3pt2GKpASgp0XPoY9ztUF15p2j4nm0NkhOg_2a8Fh9wvDJlp8Y0VAXuC1p6FXCR_M1IA983ifeI0Ur0j2hK7lNJWNqufEMsjyrEIiYcaezDJ7U089Qw8ghSM/s1600/roupas-inadequadas.jpg  "Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você". (Lucas 11:34-36)

   Logo que cheguei a Igreja Batista, em 2001, ouvi uma frase de um pastor Presbiteriano Renovado que nunca esqueço: "Os batistas lêem muito a bíblia, mas vão para o inferno porque deixam as mulheres usarem calças", isto parece uma bobagem, mas embora hoje os presbiterianos entendem que isto não condena ninguém, ainda temos muitos problemas quanto ao uso de roupas na igreja, inclusive batistas e outras tradicionais, por vários motivos nos quais gostaria de refletir alguns minutos com vocês.
   Uma das coisas que causam muitos problemas nas igrejas hoje é a popularização da moda, hoje o que se veste na mídia é o que a grande maioria quer vestir, vê-se um vestido na novela no outro dia "todas" as mulheres querem ter um igual, isto incluindo as irmãs, e qual o problema nisto? A princípio nenhum! Mesmo porque eu entendo que se embelezar não é cometer um pecado, maquiagem, adornos, e afins não ditam a espiritualidade de uma pessoa, mas precisamos ser muito atentos a certas tendencias da moda, para não cometermos pecados e deixá-los passar desapercebidos.
   Mas do que eu estou falando afinal? Estou falando que a moda, e as roupas em si não são um problema, mas tudo depende de uma pré-análise realizada por cada um de nós. Ao vestir uma roupa precisamos responder a nós mesmos algumas perguntas básicas para não cometermos pecado: "Esta roupa é descente?", "Fica bem pra mim enquanto cristão, servo de Deus, usar esta roupa?", "Eu estou vestindo para ficar bonita ou para chamar a atenção dos homens para o meu corpo?" e muitas outras perguntas que podemos formular mas não é necessário, pois a idéia é a mesma, precisamos nos perguntar se é de Deus, se Deus se agrada de me ver vestida com aquela roupa.
   Hoje em dia é muito comum jovens de mini-saia, short curto, rapazes com roupas que destacam o físico para chamar a atenção para o corpo e usam o corpo como objeto, e ai entra algo muito complicado para aqueles que buscam vida com Deus: Deus não quer que você exponha o teu corpo como uma pedaço de carne pronto para ser devorado! Ele quer que sejamos Santos no vestir também!
   
   Não precisamos sermos extremistas e dizer que é preciso proibir o uso de certas roupas, mas precisamos sermos capazes de discernir através do Espirito Santo que habita em nós, que vestimentas nos são lícitas e convenientes ao mesmo tempo, pois muitas não convém, nós sabemos que não convêm, nós ouvimos o pastor pregar que não convém, mas desejamos usar, pois valoriza os seio, valoriza o bum bum, valoriza o peitoral malhado, enfim, chama os olhares para o nosso corpo e isto seduz, e ai meu irmão e irmã, estaremos contribuindo para algo diabólico, para que o nosso irmão peque, e peque através do olhar.
   Segundo o texto que lemos, "Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz", ou seja, através do que vemos nós podemos trazer luz para nosso corpo ou trevas, se mostramos algo indecente para o nosso irmão através de nossas vestimentas, fazemos com que ele leve pra dentro de si trevas, indecência, impureza, enfim, pecado, pecado este produzido pela nossa falta de discernimento ao nos vestirmos.
   O texto ainda segue dizendo: "se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado" pensando pela lógica apresentada no texto, podemos concluir que nós mostramos luz através do nosso corpo, ou pelo menos deveríamos mostrar, pelo fato de sermos luz, pelo fato de dentro de nós só haver luz e nada de trevas, e esta luz deve alcançar as pessoas, elas devem olhar para nós e perceberem diferença também no vestir.
   
   Não quero que pensem que sou conservador, pois não sou, o que quero que pensem e se perguntem é: "Deus tem se agradado do meu vestir?" e se a resposta for sim, amém, Deus lhe abençoe e continue capacitando, caso a resposta seja não, peça a Deus que lhe guie nas tuas escolhes, dê discernimento na hora de se vestir para que a tua roupa não seja pedra de tropeço na tua vida e muito menos na vida de outras pessoas. Deus abençoe a tua vida com a presença Dele e com a capacitação do Espírito Dele.
 
(*) Este texto foi selecionado do Ministério Quem Subirá, cujo linque encontra-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sabemos que você iria comentar, portanto fique a vontade.