quinta-feira, 28 de março de 2013

Somos Caim ou Abel? - Q.S?!



"Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: 'Vamos para o campo'. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou."
(Gênesis 4.8)

   Deus colocou no meu coração, uma palavra sobre estes dois irmão, duas pessoas distintas, com propósitos distintos, com atitudes distintas, enfim, irmãos normalmente diferentes, dos quais podemos dizer que, um agia de forma correta e o outro não.

   Pensemos sobre o que ocorreu naquele fatídico dia, no campo, Caim e Abel, Caim tivera sua oferta rejeitada por Deus, enquanto que o mesmo se alegrara com a oferta de Abel. Neste ambiente, com o clima de decepção por parte de Caim ele "atacou seu irmão Abel e o matou."

   Mas o que se pode aprender com isto? Porque é importante sabermos se somos Caim ou Abel? Por um motivo muito claro no texto, Caim matou Abel por um motivo óbvio, inveja, ira, mágoa pelo tratamento que foi dado ao seu irmão e não a ele, porém, tudo isto ocorreu porque Deus se agradou da oferta de Abel e não da oferta de Caim, e Abel é o inocente morto na história por ter feito algo que agradou a Deus.

   Somos o Caim da história quando, ao invés de ficarmos feliz com a aprovação, com a felicidade, com o sucesso do outro, nós o invejamos por suas conquistas, nós ficamos irados porque não foi conosco, nos indignamos com Deus achando que Ele está errado, que ele fez um julgamento errado acerca de nós, quando deveríamos na realidade, esforçarmo-nos para termos nossa oferta aceita por Ele, para sermos, como Abel, aprovados diante de Deus, melhorar nossa índole, nosso caráter, enfim, melhorar o nosso "eu".

   Todos nós agimos muitas vezes como Caim, ou seja, de uma forma que não é aprovada por Deus, caímos, pecamos, maldizemos, falhamos, ou seja, mostramos nossa humanidade falível, passível de erros, porém, isto não pode de forma alguma, impedir-nos de almejar o melhor, a aprovação da parte do Altíssimo, aprovação esta que ocorre quando ofertamos com nosso coração, ofertamos nossas vidas, nossos bens, tudo à Deus de coração aberto, como fez Abel.

   Mas ainda tem o Abel na história, e provavelmente você deve estar dizendo: "Eu quero ser o Abel", e não está errado, pelo contrário, está muito certo, pois na história percebemos que o que Abel deu a Deus foi aceito pelo mesmo, assim, podemos concluir que ele fez o correto para com Deus, ele entendeu a vontade de Deus e a praticou, e isto lhe custou sua vida, e hoje não é diferente, não existe aprovação diante de Deus que não venha acompanhada de perseguição, dor, perda e até mesmo morte dependendo do local.

   Quando somos Abel precisamos lutar, trabalhar para mantermos o patamar atingido, porém, quando somos Caim, não podemos desanimar, pois Deus é capaz de nos aperfeiçoar, de nos transformar, nos dá a chance de mudar, "Yes, We Can (Sim, nós podemos)", em Deus e com Deus nós podemos melhorar quando estamos precisando melhorar, e podemos nos manter firme quando estamos bem com Ele.

   Pensemos acerca de todos os males que podemos fazer se formos Caim, toda dor e sofrimento que podemos causar, e pensemos acerca de toda alegria e orgulho que podemos gerar em Deus, se formos Abel, basta escolhermos, Deus disse a Caim em Gênesis 4.7b, antes dele matar Abel: "saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Cabia a Caim a decisão, cabe a nós escolhermos quem seremos. Quem você é? Pense nisto, e que Deus o abençoe!

Postado por Wellington Ostemberg

*)Este texto é originado do Ministério Quem Subirá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sabemos que você iria comentar, portanto fique a vontade.