domingo, 10 de março de 2013

Tenho desejos, isto é pecado?


"De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." 
(Efésios 4:21-24)




   Não é pecado ter desejos, sejam eles sexuais, materiais, enfim, não há pecado em desejar, pois isto é próprio do ser humano, da nossa carne, porém, devemos buscar um controle sobre nossos desejos, limitarmo-nos a não realização dos mesmos quando a pratica/realização de tais desejos caraterizarem pecado.

   As vezes nós condenamos aos outros e a nós mesmos por "desejarmos", "querermos", "sentirmos", e por muitos outros desejos, mas, ao contrário do que nosso legalismo costuma dizer, a palavra de Deus diz  que"o velho homem se corrompe por desejos enganosos", mas nós nos despimos dele, não somos mais dominados por desejos, e prestem muita atenção, eu digo que não somos dominados, embora tenhamos os tais desejos, e mesmo assim, não estamos cometendo pecado.

   As vezes é difícil entendermos ou diferenciarmos o desejar e não pecar, do desejar e pecar, desejar e não pecar é o sentimento que está em nós, não podemos mudar isto, como por exemplo, uma mulher deseja um homem e vai se sentir atraída por ele caso a índole, físico, feição, beleza, cor dele (varia de mulher para mulher), tudo isto, ou alguma destas coisas, chamarem a sua atenção, e isto é algo que ocorre naturalmente, não é imposta pelo pecado, tampouco é pecado ocorrer, já o caso de desejar e pecar é diferente, usando o mesmo exemplo acrescentamos ai o fato de que a mulher buscará satisfazer tal desejo tendo relações com o indivíduo fora do casamento, por exemplo, isto é um exemplo de deseja e pecar.

   Mas então se há consumação há pecado? Se estiver fora dos princípios bíblicos sim, porém, mesmo sem a consumação o desejo pode ser pecaminoso, como por exemplo, quando se deseja algo, ou alguém que não é seu (sua), quando se deseja um cargo mesmo sabendo que ele pertence a outra pessoa, e movido por este desejo se faz coisas para obtê-lo não levando em conta o "Cristo em nós", ou se deseja o marido (esposa) de outrem, enfim, quando o desejo existe e é por algo que não é viável  passivo de ser bem visto por Deus.
   Nós cristãos muitas vezes oprimimos nossos filhos e filhas, irmão e irmãs em Cristo, por terem desejos sexuais, por terem desejos materiais, mas não olhamos para a humanidade, para a naturalidade dos fatos, o homem foi criado e ensinado a desejar a mulher e vice e versa, então o que precisamos e orientar, ensinar quando é hora disto, ou quando é hora daquilo outro, enfim, precisamos por os "pingos nos is", assim, eles e as demais pessoas entenderam que não somos Super-Humanos, somos só pessoas normais, com desejos normais, mas que buscam dominá-los ao invés de se deixar dominar por eles.

 Que Deus ajude a cada um a controlar seus desejos, instrua-os a discernir o que provem de Deus e o que é vontade dele par sua vida, que Deus esclareça as dúvidas concernentes aos tempos para cada desejo ser realizado. Amém!


Texto original, clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sabemos que você iria comentar, portanto fique a vontade.